Blog
Aqui você vai receber as melhores dicas odontológicas, instrução sobre prevenção, check up, manutenção periódicas e mais.
Aqui você vai receber as melhores dicas odontológicas, instrução sobre prevenção, check up, manutenção periódicas e mais.
A manutenção é toda ação de controle e monitoramento. O procedimento não aumenta a confiabilidade com o profissional, mas é uma forma de levar condições saudáveis à cavidade bucal, sempre próxima da ideal.
A manutenção preventiva previne a ocorrência corretiva e tem como principal finalidade, a prevenção e o controle da saúde bucal. Por isso, é importante levar as crianças desde os primeiros anos à avaliação periódica.
Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: escovação correta e diária, uso de fio dental, flúor, selantes, profilaxia – medida para afastar agentes que causam doenças-, entre outras. O denominador comum de todos esses programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção em relação ao tempo de visita ao dentista, que deve ser semestral.
(mais…)
Hoje, a tecnologia auxilia, facilita e proporciona, cada vez mais, qualidade ao nosso dia a dia. O que há de mais moderno no mercado tecnológico da odontologia é a realização do check up preventivo.
O check up preventivo consiste na utilização de uma mini-câmera intraoral que tem a capacidade de ampliação de sessenta vezes da imagem (foto) capturada pelo equipamento. Dessa forma, os arquivos são armazenados no computador e auxiliam na elaboração do diagnóstico. Aliados, ciência e conhecimento dão origem a um laudo que apresenta todos os problemas encontrados e possibilita realizar um plano de tratamento minucioso e completo.
O objetivo do check up é auxiliar nas manutenções periódicas e de baixo custo. O procedimento pode demonstrar o surgimento de doença bucal, e dessa forma, diminuir os custos no tratamento odontológico, tendo em vista, o descobrimento precoce da enfermidade. Por consequência, se mantém a saúde bucal em dia, assim como se economiza nas visitas ao dentista.
Muito se fala em prevenção de doenças, do câncer e, até mesmo, da cárie. Vamos entender melhor esse assunto
Uma ação preventiva é efetuada no sentido de evitar um incidente ou minimizar a eventualidade dos danos causados por ele.
A prevenção é importante e fundamental à saúde, não somente odontológica, mas de todo o corpo. Na odontologia o uso correto do fio dental e escova auxiliam na higiene da boca, enquanto exercícios físicos, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis ajudam a manter o corpo robusto, ao mesmo tempo em que colaboram para a saúde bucal.
Outro fator que amplia a eficiência contra a dor e doenças é a visita ao cirurgião dentista, preferencialmente, a cada 6 (seis) meses, pelo menos para uma avaliação preventiva.
Dor, remoção ou reposição de dentes são experiências desagradáveis e podem afetar a saúde geral. Além do mais, não podemos esquecer que resultam em procedimentos de alto culto que podem afetar o “bolso”.