Atuação

Ortodontia

logo sya ortodontia Atuação

É o ramo da odontologia que estuda e trata problemas dos dentes e ossos maxilares – por consequência do rosto. Essa especialidade almeja a correção de possíveis adversidades como dentes tortos, espaçamento ou até mesmo uma melhora na parte estética da arcada dentária.

aparelho safira Atuação

Aparelhos Estéticos

Os aparelhos estéticos são estruturas, geralmente, de safira ou cerâmica que ajustam incorreções dos dentes. O uso de aparelho tem como finalidade a correção funcional ou visual, ou seja, para uma mordida adequada ou de aprimoramento da aparência.

aparelho estetico Atuação

Aparelho Auto Ligado Estético

braquete autoligavel Atuação

Braquete Auto Ligado

Aparelho sem borrachinha – autoligado

O aparelho é chamado de Auto Ligado, o mais atual, inovação que traz benefícios significativos para o paciente:

  • Menor tempo de tratamento,
  • Menor número de consultas,
  •  Consultas mais espaçadas,
  • Maior facilidade de higienização,
  • Menor aplicação de forças, porém contínuas,
  • Substituem as famosas “borrachinhas” que reduzem a força no movimento com o passar do tempo,
  • Melhor higienização,
  •  Resultados mais rápidos e seguros
  • Também possuem na versão Estética quase imperceptível, para aqueles que não desejam que o aparelho interfira no sorriso.
  • Muitos benefícios para muita tecnologia!!! Vale a pena conferir!!!!!
aparelho auto ligavel Atuação

Aparelho Metálico Auto Ligado

 

Ortodontia Preventiva e Interceptiva

A procura por tratamento ortodôntico normalmente acontece por iniciativa dos pais de um paciente ou dele próprio, que sugere problemas encontrados dos quais requerem tratamento. Erroneamente, muitos pensam que o tratamento tem inicio somente com a troca dos dentes permanentes, entretanto, a criança em desenvolvimento pode perder a oportunidade de tratamento durante o surto de crescimento, período em que a dentição cresce e é possível evitar futuros problemas. Além disso, se deve preservar o espaço dos dentes de leite (decíduos), com tamanhos menores para a erupção dos dentes permanentes.

Na Ortodontia Preventiva e Interceptativa, há a possibilidade de direcionamento correto de crescimento como mordida cruzada, pouco ou muito desenvolvimento da maxila e/ou mandíbula. Além da prevenção de dentes mal posicionados que nas crianças interferem, também, na respiração e na fala.

Isso é possível quando se aproveita o surto de crescimento que pode, na maioria dos casos, minimizar ou sanar um problema ortodôntico, ao guiar o desenvolvimento facial e dentário através de aparelhos ortopédicos. Posteriormente, a segunda fase, se necessária, poderá ser executada em menor tempo, ao passo que grande parte dos problemas foram resolvidos e, dessa forma, evita a necessidade de cirurgia ortognática ou extrações dentárias no futuro.

Geralmente a colocação do aparelho, a conscientização e a correção da anomalia farão com que o paciente abandone os hábitos de chupar dedo ou chupeta, na posição de dormir, costume de morder objetos como lápis e palitos, a língua, o lábio e as bochechas, assim como roer as unhas, apoiar a cabeça pela mão sempre na mesma posição facial.

Para realizar a primeira consulta, não existe idade certa, geralmente se recomenda que seja aos quatro ou cinco anos, faixa etária essa em que a criança aceita bem o tratamento, avalia o desenvolvimento dentário e o crescimento facial.

Ortodontia Corretiva

A ortodontia corretiva se inicia no final da dentição mista (final da troca de dentes de leite) e o início da dentição permanente. A correção é dada por meio de aparelhos ortodônticos fixos e/ou removíveis, que permitem corrigir a posição dos dentes e a oclusão (engrenamento dos dentes superior com o inferior).

É difícil prever o tempo exato de um tratamento ortodôntico, pois depende de vários fatores como tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado, respostas biológicas individuais e o principal, a colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte e quatro a trinta meses de tratamento ativo.

Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente dificultam a higienização, podem sofrer fraturas e desgastes inadequados, levando a perdas precoces, além do aumento da incidência de cáries e problemas estéticos. Também causam um estresse adicional aos músculos da mastigação o que pode causar dores de cabeça, distúrbios da articulação temporo-mandibular (ATM) e dores na região do pescoço, ombros e costas.

Com isto, adultos estão mais à procura de tratamento ortodôntico em busca de melhorar estética e aparência, além de corrigir dentes desalinhados com novas técnicas e aparelhos esteticamente mais bonitos. No tratamento ortodôntico, a cada caso, temos os seguintes protocolos de atendimento e objetivos:

  • Resultados com alta qualidade;
  • Descomplicação dos procedimentos;
  • Informação do andamento do tratamento;
  • Informação dos objetivos a serem atendidos; Tamanho reduzido do aparelho, maior distância dos bráquetes, e por consequência, um tratamento mais rápido;
  • Aparelho delicado, confortável e elegante;
  •  Facilidade na higienização;
  • Boa estética;
  • Condições ideais de estética, função e estabilidade na finalização do tratamento;

Endodontia

 

logo sya endodontia Atuação

endodontia Atuação

Endodontia

A endodontia é o ramo da odontologia que estuda a polpa, ou seja, dentro do dente. Essa especialidade trata de problemas de canal, entre outras enfermidades apresentadas na parte interna dos dentes.

Prótese Dental

logo sya proteses Atuação

Prótese Fixa

A Prótese Fixa é a prótese com a função de reconstrução total de um dente ou mais dentes, destruídos, em virtude de cáries ou traumatismos. São fixas nas raízes dos dentes, também conhecidas como “Ponte fixa”. A desvantagem da prótese fixa é que exige o desgaste dos dentes vizinhos ao espaço e ás vezes sadios, o que pode enfraquecê-los.

É estável na boca e funciona de forma similar aos dentes naturais, proporcionando uma boa mastigação e aparência de dentes saudáveis. O material que pode ser utilizado são as resinas, porcelanas e os inovadores metal- free, dependendo de cada caso e as propriedades específicas de cada material, que são, durabilidade, estética, translucidez, resistência, dentre outras.

 

proteses1 Atuação

Próteses

Prótese Parcial Removível

A Prótese Parcial Removível é um aparelho protético que substitui um ou mais dentes perdidos. Chamada de removível porque pode ser retirada pelo paciente no momento que desejar, na hora da higienização e de dormir, por exemplo. São mais conhecidas como dentaduras. A vantagem da prótese parcial removível é o baixo custo se comparada a outros tipos de reabilitações protéticas e a desvantagem é a exposição dos grampos metálicos e em alguns casos podem dificultar um pouco a alimentação/mastigação.

Prótese sobre implantes

A Prótese Sobre Implante é a presença de implantes ao invés de raízes naturais, como suporte da prótese. Pode ser unitária ou mais dentes. O sistema de fixação pode ser tanto cimentada como parafusada. Há outro tipo de prótese chamada Overdentures ou Semi- Fixas, são Próteses Totais encaixadas em alguns implantes, possuindo um sistema de retenção extra, proporcionando maior segurança na mastigação e na fala. Ideal para pacientes que possuem pouca retenção e muita mobilidade da prótese.

Implante dental

logo sya implantes Atuação

implante dental Atuação

Implante Dental

É a especialidade que reabilita a perda ou extração de dentes, poder substitui um único dente ou grupo de dentes ausentes, sem que os dentes vizinhos sejam prejudicados. Há a implantação de um cilindro de titânio (biocompatível) no osso, na área onde forma uma estrutura para sustentar a prótese que ficará no local do dente perdido.

O implante dental é indicado para todas as pessoas que já saíram da fase de crescimento (após a média de 21 anos).

O implante é constituído de duas fases: Cirúrgica – colocação do parafuso de titânio no osso. Protética- colocação da prótese sob o implante.

Porque colocar um implante?

  • Melhora a capacidade mastigatória;
  • Conforto ao falar, não há riscos de instabilidade da prótese;
  • Estética dental favorável;
  • Preserva a estrutura óssea da região desdentada;
  • Melhora da saúde de uma maneira geral;
  • Aumento da auto-estima;
  • É uma solução permanente Protética – colocação da prótese sobre o parafuso.

Dentística

logo sya dentistica Atuação

Dentistica Atuação

Dentística é a especialidade que estuda e cuida do dente propriamente dito e acoplar a Estética Dentária ao objeto principal. Além da Estética, o seu principal foco é a cárie, medida importante para a saúde individual. A cárie dentária é uma doença mais comum da cavidade bucal.

A cárie é uma forma de deteorização dos dentes, é uma doença multifactorial, transmissível e infecciosa de origem bacteriana. As bactérias que se encontram normalmente na boca transformam os restos de alguns alimentos em ácidos, formados por um processo de fermentação de açúcares, atacando os tecidos mineralizados do dente, o esmalte.

Inúmeras são as técnicas e materiais utilizados para a melhoria do sorriso, que são o clareamento dental, resinas, facetas e coroas de porcelana, restaurações estética, dentre outras.

Check Up Preventivo

logo sya check up Atuação
Hoje em dia, a tecnologia vem nos auxiliando cada vez mais, facilitando e dando qualidade ao nosso dia-a-dia. O que há de mais moderno no mercado tecnológico da odontologia é a realização de um CHECK UP PREVENTIVO, que consiste na utilização de uma mini câmera intra-oral, que captura imagens (fotos) com um aumento de até sessenta vezes, impossível de serem vistas a olho nú. Sendo assim, os arquivos são armazenados no computador, para a realização de um diagnóstico. Aliando ciência e conhecimento, um laudo é realizado, apresentando todos os problemas encontrados e possibilitando realizar um plano de tratamento minucioso e completo. “Uma imagem vale mais que mil palavras”, isto é fato!!! Nós sempre temos que “ver para crer”! A importância da realização do check up tem como objetivo as manutenções periódicas e de baixo custo, aliadas com qualidade tecnológica, alcançar grande quantidade de pessoas que necessitem algum tipo de tratamento e que muitas vezes não sabem dessa necessidade. Prevenir é sempre a melhor opção!!! Manter a saúde bucal em dia, gastando menos e ter satisfação ao visitar o dentista!

checkup preventivo Atuação

Check Up Preventivo

Manutenção Preventiva

logo sya manutencao Atuação
Manutenção é toda ação de controle e monitoramento. Na Odontologia, a manutenção não aumenta confiabilidade com o profissional, mas é uma forma de levar condições saudáveis à cavidade bucal, sempre próximo a ideal. Há dois tipos de manutenções:
manutencao preventiva Atuação

Manutenção preventiva

Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrência corretiva. Por isso, há a importância de se levar crianças, à partir dos primeiros anos para avaliação periódica. Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: uso de escovação correta e diária, fio dental, flúor, selantes, profilaxia, entre outras. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção X tempo, sendo de seis em seis meses.

manutencao corretiva Atuação

Manutenção corretiva

Trata-se de uma manutenção não periódica que variavelmente poderá ocorrer. Na ocorrência de uma doença ou outra alteração, como dentes mal posicionados, ausência de dentes, dentre outras. Podemos citar as especialidades de Dentística, Endodontia, Próteses e Implantodontia, Ortodontia, Periodontia,etc. Trata da correção dos danos atuais e não iminentes.

Periodontia

PERIODONTIA Atuação

Especialidade odontológica que cuida das estruturas que circundam o dente, gengiva e osso, conferindo-lhe proteção e estabilidade. A gengiva sadia tem uma cor rosa pálido com alguns pontilhados semelhantes à casca de laranja e envolve os dentes firmemente. A escovação incorreta é responsável pelo acúmulo de placa bacteriana e aparecimento de tártaro junto à área gengival, o que pode provocar inflamação periodontal, evolução para gengivite, periodontite e doença periodontal que leva á perda dos dentes.

Gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva. Causada pela irritação provocada pela placa bacteriana, sua principal característica é a alteração da coloração da gengiva. De um vermelho claro e brilhoso, a gengiva adquire a coloração avermelhada intensa e sem brilho. Outras características são a sensibilidade mais intensa na gengiva e o seu sangramento. Quando a inflamação avança, atingindo osso, a patologia passa a chamar-se periodontite. Gengivite não tratada pode persistir e agravar-se, passando à doença periodontal avançada, que leva à mobilidade e perda dentária. Visitas periódicas ao dentista, para remoção de manchas e tártaro dos dentes, é uma importante medida preventiva.

SINTOMAS

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço, mau hálito, etc.

PREVENÇÃO

A prevenção é feita através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, e limpezas periódicas de 6 em 6 meses no dentista para remoção da placa bacteriana, às vezes “endurecida”, chamada de tártaro.

Cirurgia

Cirurgia Atuação

Cirurgia Oral Menor é especialidade responsável pelo tratamento cirúrgico de problemas relacionados aos dentes, ossos, gengivas e bochechas. São cirurgias simples realizadas no consultório, que exigem anestesia local, como: Exodontias - é a extração de dente com finalidade terapêutica ou ortodôntica. Exodontias dos dentes do Siso – Conhecida também como dente do Juízo, a extração dos dentes do siso é frequentemente recomendada. Os motivos são diversos:

  • a posição em que eles se encontram dificulta a higienização correta;
  • mal posicionado na arcada dentária, podendo causar o apinhamentos de outros dentes;
  • quando não há o dente antagonista a ele;
  • quando a escovação dos dentes do siso é bastante difícil, extrai-se com a finalidade profilática; quando está muito cariado;
  • quando o dente do siso fica dentro do osso pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas);
  • dentre outras.

Frenectomia labial – é a remoção cirúrgica do freio labial superior que tem sido amplamente relacionado com diastema anterior (espaço entre os dentes superiores anteriores); Frenectomia lingual – é a remoção do freio lingual localizado em baixo da língua, dificultando a fala e relaciona-se com a língua presa; Biópsias na cavidade oral – é a remoção de tecido vivo que são encaminhados para análise laboratorial; Cirurgias pré-protéticas – indicadas para melhorar as condições de uma região da boca a qual irá receber uma prótese dentária; Cirurgias gengivais e periodontais – relacionadas aos tecidos de sustentação dos dentes.

É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada. William Shakespeare