Blog

logo sya odontologia1 150x150 BlogAqui você vai receber as melhores dicas odontológicas, instrução sobre prevenção, check up, manutenção periódicas e mais.

Manunteção Preventiva Periódica – Por que fazer?

Posted by on julho 20, 2013 in Dicas Odontológicas | 0 comments

manutencao preventiva periodica Manunteção Preventiva Periódica   Por que fazer?

A manutenção é toda ação de controle e monitoramento. O procedimento não aumenta a confiabilidade com o profissional, mas é uma forma de levar condições saudáveis à cavidade bucal, sempre próxima da ideal.

Há dois tipos de manutenções:

A) Manutenção preventiva

A manutenção preventiva previne a ocorrência corretiva e tem como principal finalidade, a prevenção e o controle da saúde bucal. Por isso, é importante levar as crianças desde os primeiros anos à avaliação periódica.
Os programas mais constantes da manutenção preventiva são: escovação correta e diária, uso de fio dental, flúor, selantes, profilaxia – medida para afastar agentes que causam doenças-, entre outras. O denominador comum de todos esses programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção em relação ao tempo de visita ao dentista, que deve ser semestral.
(mais…)

Check UP Preventivo

check up preventivo micro camera Check UP Preventivo

Hoje, a tecnologia auxilia, facilita e proporciona, cada vez mais, qualidade ao nosso dia a dia. O que há de mais moderno no mercado tecnológico da odontologia é a realização do check up preventivo.

O check up preventivo consiste na utilização de uma mini-câmera intraoral que tem a capacidade de ampliação de sessenta vezes da imagem (foto) capturada pelo equipamento. Dessa forma, os arquivos são armazenados no computador e auxiliam na elaboração do diagnóstico. Aliados, ciência e conhecimento dão origem a um laudo que apresenta todos os problemas encontrados e possibilita realizar um plano de tratamento minucioso e completo.

O objetivo do check up é auxiliar nas manutenções periódicas e de baixo custo. O procedimento pode demonstrar o surgimento de doença bucal, e dessa forma, diminuir os custos no tratamento odontológico, tendo em vista, o descobrimento precoce da enfermidade. Por consequência, se mantém a saúde bucal em dia, assim como se economiza nas visitas ao dentista.

Prevenir é preciso!

Posted by on julho 20, 2013 in Dicas Odontológicas | 0 comments

prevencao dentaria Prevenir é preciso!

Muito se fala em prevenção de doenças, do câncer e, até mesmo, da cárie. Vamos entender melhor esse assunto icon smile Prevenir é preciso!

O que é realmente prevenção?

Uma ação preventiva é efetuada no sentido de evitar um incidente ou minimizar a eventualidade dos danos causados por ele.

Como se pode efetuar esta ação?

A prevenção é importante e fundamental à saúde, não somente odontológica, mas de todo o corpo. Na odontologia o uso correto do fio dental e escova auxiliam na higiene da boca, enquanto exercícios físicos, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis ajudam a manter o corpo robusto, ao mesmo tempo em que colaboram para a saúde bucal.

Outro fator que amplia a eficiência contra a dor e doenças é a visita ao cirurgião dentista, preferencialmente, a cada 6 (seis) meses, pelo menos para uma avaliação preventiva.
Dor, remoção ou reposição de dentes são experiências desagradáveis e podem afetar a saúde geral. Além do mais, não podemos esquecer que resultam em procedimentos de alto culto que podem afetar o “bolso”.

Por isso, se recomenda a atitude mais inteligente para quem busca melhor qualidade de vida, a prevenção.